Aprenda sobre pomadas anestésicas
As pomadas anestésicas são cremes tópicos que adormecem a pele por um curto período de tempo, reduzindo a dor causada por procedimentos como depilação a laser. Elas contêm substâncias ativas, como lidocaína ou prilocaína, que bloqueiam os sinais de dor enviados ao cérebro por um breve período de tempo.
Escolhendo a Pomada Ideal
A concentração do agente anestésico deve ser levada em consideração ao escolher uma pomada anestésica para depilação a laser. A depilação a laser geralmente funciona com produtos com lidocaína a 5%. As pomadas mais usadas incluem:
- EMLA: Muitos profissionais de saúde o recomendam porque contém lidocaína e prilocaína. É famoso por adormecer a pele para procedimentos médicos e estéticos.
- Lidocaina 5%: Essa é uma opção tradicional que funciona bem. É um produto que pode ser encontrado em uma variedade de marcas e é ideal para áreas de pele mais espessas ou grandes.
- LMX 4 contém 4% de lidocaína, mas ainda funciona para muitos, principalmente em áreas menos sensíveis.
Para escolher o produto de depilação a laser ou dermatologista ideal para sua pele, é sempre recomendável conversar com um especialista.
Confira: Como Escolher a Melhor Pomada Anestésica para sua Tatto
Como Aplicar a Pomada Anestésica
Para que a pomada anestésica funcione o máximo possível, ela deve ser aplicada corretamente. O procedimento padrão para aplicar a pomada antes da depilação a laser é o seguinte:
- Limpeza da Pele: Lave a área a ser tratada com água e sabão neutro antes de aplicar a pomada. Isso remove qualquer sujeira ou óleo que possa dificultar a absorção da pomada.
- Aplicação da Pomada: Coloque a pomada em toda a área desejada. Para ajudar na absorção, massageie delicadamente.
- Usando Filme Plástico: Cubra a área com filme plástico para evitar que o produto evapore e aumente sua eficácia. Conforme indicado no produto, deixe a pomada agir por 30 a 60 minutos.
Antes do procedimento, remova o filme plástico e limpe qualquer pomada sobrante. Certifique-se de que o local esteja limpo.
Ainda que as pomadas anestésicas sejam normalmente seguras, é necessário fazer um teste de alergia antes de usá-las. Aplique um pouco em uma área específica da pele e observe a reação.
Usar a pomada em locais onde a pele está ferida ou irritada não deve ser feito. Além disso, não exceda a dose recomendada e sempre siga as instruções do fabricante.